segunda-feira, 23 de abril de 2012

Redação O valor da diferença

ENEM 2007


                                                               O valor da diferença

O desafio de se conviver coma diferença na sociedade é complicado, mas necessário. Diante da grande pluralidade cultural é étnica que se choca com frequência no mundo globalizado é preciso, além de tolerância, respeito incondicional aos direitos humanos.
Diariamente, deparamos com pessoas das mais variadas culturas, opiniões e classes sociais. Muitas vezes, são nossos vizinhos, colegas e amigos. Essa convivência enriquece nossas vidas, pois aprendemos a respeitar o nosso próximo, nos tornando pessoas mais fraternas,. Porém nem sempre essa relação acontecem facilmente. Fatos divulgados pela mídia nos mostram que, para alguns ainda, a simples diferença fenotípica gera discriminação e violência, como no caso do brasileiro que foi confundido com um terrorista em Londres. Ele foi brutalmente exterminado pela polícia inglesa por ter feições diferentes da maioria dos britânicos.
Para o bom funcionamento das sociedades, a diferença precisa ser respeitada. Nas relações econômicas internacionais, lida-se com diferentes culturas ao mesmo tempo. Não há espaço para discriminações para quem que ser competitivo no mercado.
É imprescindível que a convivência com a diferença aconteça de maneira saudável. O valor da vida humana independente dos nossos credos ou cor. Além de garantir o convívio entre as pessoas, tolerar as diferenças nos coloca no caminho da prosperidade, fortalecendo a esperança de viver num mundo melhor.