domingo, 27 de maio de 2012

BLOG E E-MAIL



O e-mail – Um gênero textual dinâmico


Encontramo-nos hoje, inseridos em uma sociedade extremamente dinâmica, na qual o fator “tempo” desempenha sua palavra de ordem. Para que possamos acompanhar esta evolução, precisamos nos adequar constantemente, principalmente com o manuseio referente aos recursos tecnológicos. 

Sua finalidade restringe-se à comunicação entre as pessoas, uma vez que esta se dá de forma rápida e eficiente, permitindo que haja a troca de mensagens feitas em meio eletrônico, interagindo as relações pessoais e profissionais

Essa comunicação, que antes só era possível por meio de cartas e telegramas, atualmente possibilita a troca de informações a qualquer instante, independente da distância a que se inserem os interlocutores envolvidos. 

Quanto à estrutura, assemelha-se à carta no que se refere ao vocativo, texto, despedida e assinatura. A data não é fator relevante, pois o próprio programa já se incube de detalhar o dia e a hora em que a mensagem foi enviada. 

No que se refere à linguagem, esta varia de acordo com o grau de intimidade estabelecido entre os interlocutores e com a finalidade a que se destina a comunicação. 

Obviamente que, ao se tratar de assuntos profissionais, o vocabulário tende a apresentar um certo formalismo. 

A palavra e-mail constitui a redução de eletronic mail, cuja significância é correio eletrônico, sua estrutura pauta-se pela seguinte forma: nome@provedor.com.br 
O nome representa o usuário; @  é o símbolo que passa ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é de um endereço de e-mail; o provedor é a empresa que viabiliza o acesso à Internet de forma gratuita ou mediante o pagamento de uma taxa. O termo “com” tem o sentido de comercial e “br” de Brasil. 
Por Vânia Maria Do Nascimento Duarte


Conhecendo um dos meios de comunicação virtual - o blog
O blog permite uma maior interação entre as pessoas
Como você sabe, a sociedade em que hoje vivemos é bastante influenciada pelo avanço da tecnologia, e nós temos de acompanhar toda essa evolução, não é verdade? E falando sobre estas inovações, sabemos que o “mundo” virtual disponibiliza muitos recursos para que possamos nos comunicar com extrema agilidade.

Basta lembrarmos de que antes utilizávamos as cartas para nos comunicarmos com amigos e familiares, hoje a situação é diferente, pois uma das possibilidades que podemos usufruir é o e-mail. E não é somente ele, mas também muitos outros canais permitem com que as pessoas do mundo inteiro interajam entre si. 

E por falarmos nisso, iremos conhecer as características que constituem um desses meios de comunicação que, sem nenhuma dúvida você já deve ter visto várias vezes ou até mesmo possuir um. É do blog que estamos falando, representado por uma página da Internet na qual o emissor (a pessoa que escreve) registra suas ideias, sentimentos, fatos ligados à vida pessoal, expõe algum trabalho realizado, como, por exemplo, suaprofessora pode possuir um blog e nele divulgar todos os seus trabalhos.


Os assuntos que são retratados no blog costumam variar, indo desde o relato das experiências pessoais até piadas, fotografias, notícias, novidades ligadas à vida social, enfim, sobre tudo que se pretende produzir. Alguns blogs deixam de ser pessoais e passam a ser comunitários, revelando assim as experiências de um grupo de pessoas. É como se você e todos os craques de futebol da sua escola resolvessem criar um, já imaginou como seria interessante? Caso isso aconteça, todas as pessoas que acessarem terão a oportunidade de conhecer as novidades e até fazer comentários sobre o assunto.



Blog: um gênero textual digital


Blog vem da abreviação de weblog web (tecido, teia, também usado para a designar o ambiente de Internet) e log (diário de bordo). É uma ferramenta do mundo virtual que permite aos usuários colocar conteúdo na rede e interagir com outros internautas. Os blogs surgiram em agosto de 1999 com a utilização do software Blogger, da empresa do norte-americano Evan Williams. O software fora concebido como uma alternativa popular para a publicação de textos on line, uma vez que a ferramenta dispensava o conhecimento especializado em computação. A facilidade para a edição, atualização e manutenção dos textos em rede foi, e são, os principais atributos para o sucesso e a difusão dessa chamada ferramenta de auto-expressão. A ferramenta permite, ainda, a convivência de múltiplas semioses, textos escritos, imagens (fotos, desenhos, animações) e som (músicas).
                Vários blogs são pessoais, exprimem idéias ou sentimentos do autor. Outros são resultados da colaboração de um grupo de pessoas que se reúne para atualizar um mesmo blog. Alguns blogs são voltados para a diversão, outros para o trabalho (discussão de projetos e apresentação de soluções), outros, ainda, para pesquisas e há, até mesmo, os que misturam tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário